12 OUT 2023
SUSTENTABILIDADE
Prefeitura e IAC iniciam projeto para fortalecimento da cadeia produtiva do gengibre
Aconteceu no dia 10 de outubro a reunião promovida pela Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) para apresentação do projeto “Fortalecimento tecnológico da cadeia produtiva do Gengibre no município de Tapirai". O encontro contou com a presença de produtores rurais e foi realizada no Sindicato Rural de Tapiraí.
As pesquisadoras do IAC Dra. Eliane Gomes Fabri e Dra. Lilian Cristina Anefalos falaram sobre os principais pontos relativos ao projeto, que terá a duração de três anos. Nessa oportunidade, também, foram apresentadas ações já iniciadas e as que estão em andamento, para desenvolvimento do projeto PDI Gengibre de qualidade-Tapiraí. “O objetivo desse projeto é identificar os gargalos da produção e desenvolver novos conhecimentos e tecnologias para a melhoria da cadeia produtiva do gengibre”, disseram.
Nessa reunião foram detalhadas as ações prioritárias de pesquisa e de transferência do conhecimento e de tecnologia, que serão realizadas para auxiliar de forma efetiva o desenvolvimento socioeconômico do município e melhoria na qualidade de vida da população. Para isso, esse projeto foi elaborado de forma multidisciplinar, envolvendo as áreas de excelência do IAC, relacionadas a melhoramento genético, fitotecnia, fitossanidade, socioeconomia, pós-colheita, biologia molecular, para a prospecção de novas tecnologias e produtos. “A expectativa é que tenhamos um engajamento de todos os produtores a essa iniciativa, para que possamos ser construídas ações efetivas em conjunto com essa Rede de produtores, para viabilizar o fortalecimento do gengibre de qualidade-Tapiraí”, endossou.
É muito importante que os produtores abracem essa causa e participem das reuniões, pois é mais um passo que o Município está dando para qualidade do gengibre.