Neste mês de novembro, a prefeitura de Tapiraí, através da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico por meio da comandante da Polícia Ambiental da região, capitã Luciana, liderou uma importante roda de conversa, convocando a participação ativa da população de Tapiraí na luta contra a caça ilegal e o avanço de problemas de segurança e ambientais no município.
A capitã apresentou um panorama dos esforços da Polícia Ambiental, destacando o atendimento de ocorrências recentes com ajuda do monitoramento ambiental.
A comandante enfatizou que, para uma atuação mais eficaz da Polícia Ambiental, é fundamental contar com a ajuda dos moradores de áreas mais rurais para identificar e denunciar.
"A caça ilegal não é só um crime ambiental, é uma porta para o crime organizado. Precisamos desmistificar a denúncia anônima e fazer a população entender que ela é nossa maior aliada”, frisou Luciana.
O impacto das operações já realizadas no município é evidente: dezenas de armas de caça foram apreendidas em Tapiraí, resultados de operações contra a caça ilegal.