A Defesa Civil Municipal de Tapiraí esteve presente, nos dias 13 e 14 de novembro de 2025, na Oficina Preparatória da Operação SP Sempre Alerta – Chuvas 2025/2026, realizada em Itu, com a participação de representantes de 47 municípios da Região Administrativa de Sorocaba (I-4).
O encontro contou com autoridades estaduais, incluindo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, além de oficiais e representantes da Prefeitura de Itu.
Durante o evento, foram apresentadas palestras e treinamentos práticos sobre:
Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e estratégias para o período de chuvas;
Monitoramento meteorológico e comunicação de risco para orientação da população;
Psicologia em situações de desastre, destacando cuidado com agentes e comunidades afetadas;
Vistorias de campo, com análise de áreas de risco e procedimentos operacionais para respostas emergenciais.
Também foram entregues kits de apoio aos municípios, contendo pluviômetros, lonas e equipamentos de proteção (EPIs), reforçando a capacidade das equipes locais para atuação no período chuvoso.
A participação de Tapiraí reforça o compromisso do município com a prevenção, preparação e resposta a eventos climáticos, fortalecendo a segurança de toda a população durante o período de chuvas.