23 NOV 2023
Oficina de Fotografia gratuita na Casa Osawa. Inscrições vão até dia 30/11

Acontecerá em Tapiraí nos dias 4, 5 e 6 de dezembro a Oficina de Fotografia de rua, dos mestres ao instagram. As aulas serão das 14h às 17h, na Casa Rikio Osawa e é aberta ao público interessado pelo tema, a partir de 16 anos. Tudo de forma gratuita. As inscrições vão até o dia 30 de novembro pelo whatsapp (15) 99856-4428. São apenas 20 vagas disponíveis.
A coordenação do curso será pelo Maneco Magnesio Guimarães (@magnesio), renomado no cenário de fotografia. Ele já ministrou workshop sobre o tema de Fotografia de Rua no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, foi pré-selecionado para concorrer no Festival Paraty em Foco na categoria Foto Única; participou da mostra coletiva Mirares 2019 – Cultura da Paz, SP na Unibes Cultural e foi premiado com a Medalha de Bronze no Paris Street Photography Awards 2019, na categoria fotografia de rua/urbana (road trip).
A oficina de fotografia é uma parceria entre a Prefeitura de Tapiraí e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais.

SINOPSE DA ATIVIDADE
Apesar de uma das primeiras fotos da história ser uma "fotografia de rua" (Daguerre), essa vertente da fotografia atravessou grande parte do séc. XX pouco discutida e analisada. Partindo dos mestres do passado, os alunos entenderão como este gênero da fotografia chegou ao séc. XXI como um dos mais conhecidos e praticados pelos jovens fotógrafos, que compartilham milhares de imagens, diariamente no Instagram. Também serão abordadas formas de diferenciar as suas fotos, que equipamento utilizar, tratamento de imagem, como apresentar seu trabalho, vertentes similares da fotografia e algumas noções básicas de direitos autorais e direitos de uso de imagem.