Os interessados em participar do exame devem se inscrever no Sistema Encceja, entre os dias 21 de abril e 2 de maio. As solicitações de atendimento especializado poderão ser realizadas no período de 21 de abril a 2 de maio, já as de tratamento pelo nome social vão de 21 de abril a 5 de maio.
Neste ano o Inep possibilitará que participantes com diabetes possam ser identificados na inscrição. A opção estará disponível no campo de atendimento especializado e será validada mediante laudo médico comprobatório.
Já os participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão inserir no sistema de inscrição a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), nos termos da Lei nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020, como meio de comprovar da condição para fins de acesso ao tempo adicional de provas.
Além disso, será oferecido atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, TEA e discalculia. Podem ser contempladas, ainda, gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outras condições específicas.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é realizado para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
Para mais informações, procure a Secretaria Municipal de Educação e/ou através do contato (15) 3277-1150. Edital nº 15, de 11/03/2025