Com cinco dias de festa e entrada gratuita, o evento teve leilão beneficente, feira agrícola, atrações culturais e musicais para todos os públicos.
A 20ª edição da Expo Gengibre que teve início no dia 9 e seguiu até 13 de julho, na Praça de Eventos "Matheus Ricciardi", em Tapiraí, com entrada gratuita. O evento foi encerrado em grande estilo após cinco dias de muita festa.
A programação contou com feiras, exposições agrícolas com premiação para o melhor gengibre e um leilão de lotes que totalizou R$ 11 mil, valor que será revertido em doação para a Santa Casa de Misericórdia de Tapiraí.
O primeiro dia da Expo foi marcado por apresentações de projetos sociais ofertados pelo CRAS de Tapiraí e por dois grupos da cidade de Piedade o Mix Dance e a ONG Voz do Morro. A abertura oficial do evento contou com a Banda Marcial de Tapiraí, que deu início às festividades, em seguida, a cantora Andreia Barros subiu ao palco, seguida por Luiz Felipe, que animou o público até a chegada da dupla sertaneja Léo e Raphael, atração principal da noite. Já o encerramento ficou por conta do DJ LK da Escócia, que, manteve o público animado até a madrugada.
O segundo dia foi marcado pelo estilo gospel, que predominou durante toda a noite, subindo ao palco o Ministério Louvor Fiel IEQ Tapiraí e o Ministério Louvor Fiel - AD Belém Piedade. Camila Sequeira e Banda deram continuidade à programação e, para encerrar a noite com chave de ouro, Jéssica Augusto se apresentou no palco principal.
O terceiro dia foi de muito rock e grande expectativa para a atração principal. Às 19h, Lu Rock abriu as festividades, seguida pela Banda Radiophônica que animou o público no palco 2 e preparou o terreno para os próximos shows. No palco, a banda Ladies of Rock fez a abertura do show de Di Ferrero, atração principal da noite e mais aguardada pelos fãs. A apresentação marcou o início da turnê "SE7E" e foi recebida com muita emoção e carinho pelos tapiraienses.
A primeira apresentação do dia foi do Grupo Taikô de Piedade, seguido pelo grupo de capoeira Ginga da Mata que deu um show.
Já à noite, a animação ficou por conta do modão com Albidias e Joel Soares, Diogo Henrique e José César, Moisés da Viola e Fátima com participação de Josan.
O sertanejo universitário ficou por conta da dupla Newton e William, que animou o público com sucessos atuais, seguido por Marcos e Reberti e a atração principal da noite, Pedro Sanchez & Thiago que trouxeram o estilo bruto do interior.
Também ainda MC Jean, que colocou a galera para dançar, e, para fechar a noite alto astral, teve set do DJ GRXX + #EuDanço.
Domingo começou com a apresentação do documentário "Gengibre de Tapiraí – História gastronômica e cultural", apresentação do Projeto Taekwondo de Pilar do Sul também foi apresentado pelas crianças participantes.
Seguidos pelos shows de Tota e Banda, trazendo muita música sertaneja, teve ainda apresentação da Companhia de Dança Reginho Lima. E música country, com o grupo de dança Comanches Country, de Pilar do Sul.
A programação seguiu com show da Banda Banzêro, que trouxe o melhor da MPB. Para animar a galera mais jovem, teve trap com o Pluglabel e, para encerrar a última noite da Expo Gengibre, o grupo de pagode Envolvência deu um show no maior estilo e com gostinho de quero mais para o público.
Por Nataly Zucarello - Programa de Estágio CIEE