05 JUN 2020
Tapiraí participa do “Projeto de Matriciamento” do AME Sorocaba

Nesta quinta-feira (4), a Secretária Municipal de Saúde e equipe, receberam no Centro de Saúde, profissionais do AME de Sorocaba, os quais realizaram exames de Eletrocardiograma de pacientes que aguardavam agenda para a realização desses exames em outros municípios. A ação faz parte do “Projeto de Matriciamento” desenvolvido pelo AME Sorocaba.

O Município de Tapiraí está entre os dez municípios participantes do Projeto na Região de Sorocaba, o qual tem como ações: Elaborar e adequar linhas de cuidado, treinar e reciclar, dar suporte técnico e assistencial, qualificar os serviços de apoio e desenvolver oficinas com a atenção básica e regulação com a Equipe Multidisciplinar (Enfermagem, Médicos, Farmacêuticos, Higiene e apoio, Agentes Comunitários de Saúde, Equipe Administrativa, Central de Vagas e Motoristas).

O início dos trabalhos para o Planejamento das ações do Projeto em Tapiraí ocorreu em agosto de 2019, por meio de reuniões da Equipe do AME com a Secretaria Municipal de Saúde e equipe responsável pelos agendamentos de consultas. Desde então a equipe de Saúde Municipal não mediu esforços para atender as solicitações de informações do AME, tais como: indicadores, número de profissionais, equipamentos, e as principais dificuldades, bem como a relação contendo a demanda de consultas e exames para agendamentos em outros municípios, com considerável fila de espera em algumas especialidades, para que o projeto fosse desenvolvido.

A Secretaria Municipal de Saúde acredita que esta parceria será fundamental para os ajustes necessários aos serviços de saúde ofertados aos munícipes, uma vez que, o principal objetivo do Projeto é a redução com gastos na saúde pública sem a perda na qualidade desses serviços.