02 JUL 2020
Nota oficial sobre os testes rápidos

Em resposta aos questionamentos sobre os testes rápidos realizados pelo município, a Secretaria de Saúde de Tapiraí, esclarece que o objetivo da ação é reforçar o ambiente seguro aos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia, como forma de garantir maior segurança para todos os nossos profissionais e também detectar os casos de COVID-19, que sejam assintomáticos neste meio, possibilitando verificar a situação e reduzir o contágio e propagação do vírus. A pasta esclarece ainda que não houve obrigatoriedade na realização dos testes, ficando a critério do funcionário.

Os servidores que testaram positivos ou negativos e apresentaram sintomas recentes (até 7 dias) foram colhidos materiais (PCR) para envio ao Instituto Adolfo Lutz e orientação de isolamento domiciliar. Os que testaram positivo e não apresentavam sintomas foram orientados pela equipe de saúde a permanecer em isolamento domiciliar com monitoramento.

Alguns desses casos (positivos sem sintomas) solicitaram um novo teste na UBS ou procuraram laboratório particular para comprovação. Aqueles que realizaram o mesmo tipo de teste tiveram a confirmação positiva, já os que optaram por outros tipos tiveram resultados divergentes dos testes realizados no município.

Tal fato ocorreu uma vez que cada tipo de teste usa uma metodologia diferente para o resultado, considerando ainda que os resultados variam de acordo com a janela imunológica, ou seja, depende do período de contato com o vírus. Os testes rápidos (IgM/IgG) identificam os anticorpos a partir do 10º dia de contato com o vírus, ou se for utilizado outro método de sorologia pode ser necessário um período maior para a detecção dos anticorpos. E o PCR (atualmente realizado no Instituto Adolfo Lutz) detecta o vírus até o 7º dia do início dos sintomas.

De acordo com a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os testes rápidos (IgM/IgG) têm relevante utilização no mapeamento do status imunológico de uma população (que já teve o vírus ou foi exposta a ele).

A Secretaria de Saúde informa que os testes adquiridos no município são devidamente certificados pela ANVISA e a testagem é feita de acordo com os Protocolos de Saúde. Essas ações  vem sendo realizadas em vários municípios brasileiros; que as notificações de suspeita ou casos positivos para o COVID-19 são expedidas pelos profissionais médicos, assim como as curas ou casos descartados.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera seu compromisso de conduzir o processo de enfrentamento do COVID-19, com as melhores práticas disponíveis e com total transparência, procurando sempre diminuir os impactos da pandemia sobre a população do nosso município, e pede a população que respeite os nossos profissionais de saúde, os quais além de acumular todas as angústias de um cidadão comum, estão constantemente expostos ao risco de contaminação, e faz ainda um apelo para que a população respeite as orientações de isolamento quando determinada pelo profissional médico, reforçando a toda população a necessidade de manutenção e ampliação de medidas de prevenção, de autocuidado, responsabilidade consciente e promoção de distanciamento e isolamento social.