22 DEZ 2022
SUSTENTABILIDADE
Tapiraí realiza estudo gravimétrico para Plano Municipal de Resíduos Sólidos
O projeto de revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Tapiraí está em andamento e realizou o levantamento de dados gerais do município, bem como a realização de diversos estudos, entre eles, o Estudo Gravimétrico que “viabiliza conhecer os resíduos produzidos em determinada localidade, identificando o percentual dos materiais em sua constituição, permitindo assim, inferir sobre a viabilidade da implantação de coleta diferenciada, instalações adequadas, equipe de trabalho, equipamentos, além de estimar receitas e despesas decorrentes (FUZARO e RIBEIRO,2003).” Resumindo, a equipe da Prefeitura e do projeto foram até o aterro sanitário para garimpar o lixo da cidade para o estudo.
Foram realizadas diversas amostras na coleta dos resíduos para o estudo gravimétrico pela consultoria que está executando o projeto, que pode ser acompanhada e apoiada pela Prefeitura de Tapiraí. Vale lembrar que a Revisão do Plano Municipal está sendo possível através do Projeto FEHIDRO. “A gravimetria é o coração do Planejamento de Resíduos, pois traz uma realidade factível com o território e possibilita a criação de metas realizáveis para melhoria de todo sistema de gerenciamento de resíduos sólidos”, ressaltou Rafael Guimarães, Cientista Político e coordenador técnico do Projeto.
Diversas outras ações ocorrerão até a finalização da Revisão do Plano e a participação da população é de extrema importância. Em breve haverá uma audiência pública para apresentar os resultados, previamente divulgada para que todos possam comparecer.