23 DEZ 2022
Casa Rikio Osawa é inaugurada com cerimônia emocionante
A Casa Rikio Osawa – Memorial de Tapiraí foi inaugurada com uma cerimônia linda e emocionante. Familiares, amigos e autoridades prestigiaram o evento, que se tornou um marco histórico para a cidade, pois a Casa que já foi cogitada a ser demolida, conseguiu ser restaurada e se tornou um importante ponto turístico para a cidade. Uma grande conquista para o patrimônio histórico de Tapiraí.
“É um sonho antigo que se concretiza hoje. Muita coisa vivemos neste local, digo que a história de Tapiraí passa por essas edificações e agora vamos contá-las para a geração futura”, disse o Chefe do Executivo.
Nas paredes estão destacadas a história da família Osawa, a época que Tapiraí ainda se chamava de Vila Santa Catarina, depois quando tinha a festa do Tomate, passando para a época que o prédio abrigou a Câmara Municipal e agora, como capital do Gengibre. “Tapiraí tem muita história para contar que as paredes não são suficientes, por isso, ano que vem instalaremos um totem e nele conseguiremos relatar tudo de forma mais completa e digital”, disse a Diretora de Comunicação.
A reforma, bem como os móveis, foram projetados pela Diretoria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura. “Não foi uma reforma fácil, ainda mais se tratando do peso histórico que ela carrega. Encontramos algumas dificuldades durante a obra, mas a recompensa de ver ela pronta e linda é maior”, contou a Engenheira civil e diretora de Obras da Prefeitura. “Eu e minha família estamos muito gratos e emocionados por tudo que a Prefeitura fez, por realizar o sonho do meu falecido pai”, disse Sandra, filha de Hisao Osawa.

Casa Osawa
De acordo com a família Osawa, a casa foi construída em 1943 pelo Sr Rikio Osawa e seu pai, Sr Shogoro Osawa. Inicialmente começou sendo um armazém; logo em seguida se tornou posto de gasolina e oficina mecânica, além de moradia da família. O prédio também já foi Prefeitura, Câmara Municipal, posto telefônico, Correios, sede da Associação Comercial e Fundo Social de Solidariedade.