29 DEZ 2022
Inauguração da Secretaria da Educação homenageia saudosa Profª Fernanda
O prédio da Secretaria da Educação foi inaugurado no dia 28 de dezembro de 2022, em uma cerimônia marcada por homenagens a saudosa professora Fernanda Augusta Rossi da Cunha, educadora muito estimada na cidade e que deixou um legado maravilhoso na educação.
Autoridades, munícipes e familiares prestigiaram o evento. “Este local se tornou um cartão postal para a cidade. O projeto inovador nos surpreendeu e inspirará outros que ainda virão. Tapiraí esta a frente”, disse o Alfredo Rossi, irmão da saudosa Fernanda.
A Diretora de Obras e Serviços Públicos, Joyce Rafaela, destacou que sustentabilidade foi a palavra chave do projeto. “Foi desafiador, mas muito gratificante. Procuramos reduzir o máximo de custos, tempo e entulhos de obra”, contou Joyce.
“No findar de 2022 a população foi agraciada com dois grandes feitos na cidade, a inauguração da Casa Osawa e a Secretaria da Educação. Com isso, a Prefeitura está mostrando o apreço por Tapiraí e o respeito pela educação. Dinheiro investido em educação não é gasto, mas sim investimento que se transforma em benefícios para a cidade”, ressaltou dona Enir da Silva Pilan.
A secretaria ainda não mudou oficialmente para o novo endereço, pois os móveis estão em fase de licitação. A previsão é que em fevereiro de 2023 ocorra mudança definitiva para o novo prédio.

Nova secretaria da educação é referência em construção Steel Frame da região
O prédio da futura Secretaria da Educação de Tapiraí foi construído no formato Steel Frame, método inovador na região onde o sistema construtivo é feito com peças de aço galvanizado, que juntos formam o elemento estrutural. A vedação ocorre com painéis ou placas de cimento. A obra foi orçada em R$ 1.753.260,07.
A construção por Steel Frame já é bem comum em outros países e tem conquistado cada vez mais espaço por ser uma técnica com redução de desperdício e mais rápida para ser concluída. A produção das estruturas de Steel Frame é considerada sustentável, pois grande parte da matéria prima utilizada é reciclada, além da pouca ou quase nenhuma utilização de água.  Quanto a manutenção, o transtorno e os custos com a troca de instalações elétricas, hidrossanitárias, gás, ar condicionado e etc são reduzidos nas construções Steel Frame, pois por ser uma estrutura modular, basta retirar a placa pra fazer a manutenção e, após o procedimento, voltá-la no lugar original.