19 JUL 2023
Caminhada da Paz será dia 5 de agosto, em Tapiraí, aberta ao público
Dia 5 de agosto acontecerá a Caminhada da Paz, realizada pelo Budismo Primordial, com apoio da Prefeitura de Tapiraí. Ela sairá da Praça Central “Joaquim Egídio Régis”, às 18h, rumo ao Santuário Ecológico, com percurso de 6km. É aberta para todos os públicos. Na volta haverá transporte gratuito retornando para a Praça. Haverá, também, sopão para todos os participantes.
A caminhada da Paz tem um simbolismo muito importante, pois acontece no dia em que a bomba atômica explodiu em Hiroshima, em 1945, e simboliza o pedido pela paz mundial. Neste ano, como a data cai num sábado a programação começará mais cedo, às 15h, com a chegada das caravanas no santuário; às 17h será a concentração na Praça Central para, às 18h, partir rumo ao sino da paz. Já às 19h45 ocorrerá a soltura dos barquinhos antes do início do som da canção do santuário ecológico e, para finalizar, o sopão para todos os participantes.
Outro diferencial neste ano é que as festividades se estenderão para o domingo, com o Festival da Paz Heiwa Matsuri. O evento começará cedo, às 7h30 com os cultos e cerimônias e às 11h20 haverá o ato de descerramento da Placa Inaugural e grande costelada. Presença confirmada de autoridades municipais, do presidente da HBS e Arcebispo. Durante a tarde haverá apresentação de Taikô de Pilar do Sul e show com Fernando Shirae. O evento se encerra às 15h.

Sino da Paz
No mundo existem apenas dois Sinos da Paz homologados oficialmente pela Prefeitura de Hiroshima: o primeiro em Hiroshima e o segundo está no Santuário Ecológico do Budismo Primordial, em Tapiraí/SP. O Sino da Paz do Santuário Ecológico Amigos da Mata Atlântica (SEAMA) mede 1.70cm de altura e pesa 1.000kg. Foi fundido no Japão, no dia 8 de maio de 2014, em meio a cerimônia de consagração pela prece maior da Paz Mundial e Iluminação de todos os seres.
O Santuário Ecológico e o Sino da Paz são abertos ao público e ficam localizados na Estrada Fernando Domingues, km 04, Tapiraí/SP.