14 AGO 2023
SUSTENTABILIDADE
Proprietários Rurais podem pedir apoio para recomposição florestal pelo Programa Nascentes
A Prefeitura de Tapiraí, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para o Programa Nascentes, que consiste em apoiar os proprietários e possuidores rurais na recuperação e restauração de nascentes e matas ciliares, formando, assim, um banco de áreas.
O programa é desenvolvido sem custos ao proprietário rural. O Banco de Áreas do CAR é composto por Áreas de Preservação Permanente (APP) desprovidas de vegetação, resultantes da manifestação de interesse dos proprietários no momento da inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Para participar, é necessário se inscrever no formulário online disponível no site https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes/cadastre-areas/ . Os dados serão analisados por restauradores que entrarão em contato com os proprietários. A partir dessa etapa, os acertos devem ser feitos entre as partes.
Os restauradores, geralmente, são empresas com obrigações ambientais a cumprir ou financiadores voluntários, que arcam com os custos dos plantios e sua manutenção até que alcancem os indicadores necessários.