15 MAR 2024
Prefeitura inicia cadastro para castração e microchipagem de cães e gatos
A Prefeitura, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária e o Setor de Zoonoses, estão efetuando o cadastramento para interessados em castrar seu animal de estimação gratuitamente. A princípio será feito apenas o cadastro para contabilizar a demanda. Essa ação visa o controle reprodutivo de cães e gatos no município de Tapiraí.
Deverá ser realizada uma inscrição para cada animal. Assim, caso possua mais de um animal, deverá ser enviada mais de uma inscrição, com as informações individualizadas de cada um.
O cadastro deve ser feito através do link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfFlohNh54CYdtE8xsl_3uEj7M78AdWc6Rl7U1Drz64Y8Z-cQ/viewform?usp=sf_link ou presencialmente na Casa da Agricultura, diretamente com o veterinário, de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30.
Vale destacar que terão prioridade de atendimento os tutores de baixa renda, beneficiários de programas sociais e os tutores de fêmeas. O atendimento será realizado conforme disponibilização de vagas ou realização de campanhas de castrações, que será comunicado ao tutor inscrito por meio do telefone cadastrado para contato. Para mais informações entre em contato pelo telefone (15) 3277-1144.

O QUE É CASTRAÇÃO?
Castração é uma cirurgia feita de forma minimamente invasiva, realizada com o objetivo de evitar a reprodução do seu animal. A castração é um ato que também reduz a ocorrência de alguns tipos de doenças nos cães e gatos.

O QUE É MICROCHIPAGEM?
O microchip é uma forma moderna de identificar seu pet de um modo eficaz e seguro. Trata-se de um microcircuito eletrônico, de tamanho aproximado a um grão de arroz, implantado sob a pele.
Não é feito nenhum tipo de anestesia ou sedação, por ser um processo rápido e indolor. O microchip será colocado na região da nuca, facilitando a leitura.
 O Microchip tem como função atuar como um RG do animal, facilitando a sua identificação caso ele fuja ou se perca. O número do microchip está vinculado a um cadastro nacional e internacional de animais e contém um código único, podendo ser consultado no site www.siraa.net
Muitas vezes a identificação do animal, por microchip, é solicitada por agências para viagens nacionais e internacionais. O microchip é uma forma de evitar o abandono de animais. Caso um animal microchipado seja encontrado em via pública o mesmo será identificado pela Diretoria Especial de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária e o Setor de Zoonoses Municipal e o tutor/proprietário será identificado.

REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DA CASTRAÇÃO GRATUITA
Documentos necessários:
- RG e CPF do tutor;
- Comprovante de endereço atualizado (emitido em até 90 dias) e no próprio nome do tutor (responsável) pelo(s) animal(is).
- Declaração de posse e responsabilidade pelo animal assinado (modelo a ser fornecido na ocasião da castração)

Requisitos:
- O responsável pelo animal deve ter idade igual ou superior a 18 anos;
- Residir na cidade de Tapiraí/SP;
- O animal deve estar saudável, com idade entre 6(seis) meses e 10(dez) anos no caso de caninos; Já os felinos devem ter no mínimo 6(seis) meses até 10(dez) anos e deve ter um peso mínimo de 1(um) quilograma (Kg);
- O animal deverá ser cadastrado no órgão municipal competente e será realizado o implante de microchip, para sua identificação.

OBSERVAÇÕES
- O procedimento de esterilização cirúrgica é irreversível e o animal será microchipado;
- O Programa não prevê a utilização de anestesia inalatória;
- No ato da inscrição será disponibilizado um documento com informações sobre os cuidados que se deve ter antes da cirurgia, como o número de horas máxima e mínima que o animal deve ficar em jejum para ser realizada a castração;
- No dia da castração o responsável/tutor deverá assinar um termo autorizando a cirurgia e atestando que está ciente sobre os riscos que uma cirurgia pode apresentar e também sobre os cuidados que o animal deve ter após o procedimento.