15 DEZ 2022
CULTURA
Projeto Legado dos Pássaros valoriza as tradições da comunidade indígena Guyrá Pepo em apresentação teatral
A comunidade indígena Guarani Guyrá Pepo, de Tapiraí, participou do Projeto Legado dos Pássaros, que resultou em uma peça teatral produzida a partir do entrelaçamento da cultura indígena Guarani e o modo de fazer teatral do homem não indígena. A iniciativa, apoiada pelo Legado das Águas e Instituto Votorantim, incluiu atividades desde janeiro, e foi encerrada com uma apresentação aberta ao público no dia 10 de dezembro, na Praça de Eventos “Matheus Ricciardi”, como parte da programação do Natal Mágico de Tapiraí.
Além do apoio e parceria do Legado das Águas e do Instituto Votorantim, o Projeto Legado dos Pássaros está sendo realizado a partir da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, do Governo Federal, com a contrapartida de seis apresentações da peça em Tapiraí. A primeira apresentação, que ocorreu dentro da própria aldeia, foi filmada e em breve ficará disponível para acesso ao público geral em Tapiraí e pela internet.

O projeto
O projeto foi idealizado por Sandra Corrêa Lotufo, da Corpo InCena Arte Educação, que junto com sua equipe, foi recebida pela comunidade em encontros durante todo o ano. No início, a intenção era que crianças e jovens participassem, mas com o desenvolver das atividades, outros integrantes da comunidade demonstraram interesse e começaram a frequentar os encontros teatrais.
Com isso, o enredo da peça foi ganhando um novo formato. O resultado foi um espetáculo que pode ser chamado de um rito cênico, em que são apresentadas canções tradicionais que falam sobre o amor à natureza, o cuidado com a terra e o rito sagrado dos indígenas Guarani, além de abordar fatos reais de integrantes da comunidade e a importância do chefe espiritual da aldeia, o cacique José Fernandes (em memória).
Durante sete meses de preparação, os artistas e educadores da Corpo InCena trabalharam aspectos como a expressão corporal, percepção do espaço, movimentos em grupo, coro, leitura guiada e voz, em aulas teatrais que contaram com a participação de 34 integrantes da comunidade.

Valorização da cultura indígena
Integrantes da comunidade celebraram a oportunidade. “É uma experiência que vamos levar para o resto de nossas vidas. Tomara que continue. Eu representei essa peça porque eu pude contar um pouco da minha história. Eu fiz um vestibular e passei. Era muito difícil para mim. Tive que andar três horas para ir até a faculdade e depois voltar. Por isso, me comoveu bastante fazer a peça, para mostrar para os indígenas que eles têm que ir além, para conseguir conquistar seus objetivos. Por isso eu fiz a peça. Para seguir adiante e mostrar também para meus filhos que eu posso ir mais”, diz o indígena Kwaray Tataendy Gilson.
Para Tupã Mirim Alízio Gabriel, um dos anciões da comunidade, o projeto foi importante e os participantes podem continuar desenvolvendo suas habilidades artísticas.
“Quero agradecer a paciência de vocês [equipe do projeto] com as nossas crianças, que tanto deram trabalho. Trabalho para ensaiar, para planejar, porque isso faz parte da vida, só que não faz parte da nossa cultura. Essa preparação, as cenas e as falas, tudo é coisa nova para a gente. Com certeza, se continuarem a fazer os ensaios, eles vão melhorando”, declara.
Karai Rokaju Valdir Gabriel, mestre em arco e flexa e artista, com participação em outros projetos culturais para disseminar a cultura Guarani, agradeceu a realização do Legado dos Pássaros na aldeia.
“Com isso, nós podemos levar a peça para qualquer lugar. Para qualquer aldeia. Para representar não só o que é da nossa cultura, mas também de outras. Gostei muito e queria fazer mais. E nós vamos conseguir. Estou muito feliz mesmo. Quero levar essa história, essas falas, para todo canto do mundo”.
Crédito da matéria: Assessoria de Imprensa Legado das Águas