28 ABR 2023
SUSTENTABILIDADE
Tapiraí – um município rico em fauna e flora
Tapiraí é rica em fauna e flora, não é a toa que o município se tornou Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela Unesco. Mesmo estando pertinho de grandes cidades e capitais, como Sorocaba/SP (68km), São Paulo/SP (135 km) e Curitiba/PR (304 km), Tapiraí abriga uma série de animais, muitos deles em extinção. Preservar a natureza é um dos trabalhos que a Prefeitura vem executando e, para isso, contratou a empresa Ambientale, que está mapeando e identificando as espécies de fauna e flora existentes nas cachoeiras do Chá e Limoeiro.
André Vicente de Oliveira, consultor ambiental e sócio proprietário da empresa, disse que já conhecia Tapiraí por pesquisas sobre o município e sempre soube que havia atrativos turísticos, porém não os conhecia pessoalmente. “Superou muito minhas expectativas, pela quantidade de cachoeiras existentes, pela estrutura de visitação, com trilhas e acessos em ótimo estado de conservação e manutenção”, disse. A sinalização turística foi outro ponto que ele destacou positivamente. “É uma cidade amiga da natureza, principalmente pela visão que vem implementando voltado ao ecoturismo, que prioriza o contato com o meio ambiente”.
Vanessa Ariati é consultora ambiental e ficou surpreendida com a quantidade de área preservada em Tapiraí, com as cachoeiras e pousadas com apelo ambiental. “Também me surpreendeu a temperatura, mais amena do que eu esperava, o que é algo recorrente como muitos comentaram”, falou.
Já o André Luiz, que também é consultor ambiental, contou que embora pequena, a cidade é bem aconchegante. “Tapiraí apresenta um alto potencial turístico, em razão da área de Mata Atlântica totalmente preservada, associada a sua beleza cênica e dezenas de recursos hídricos de grande importância. Abriga um vasto número de espécies ameaçadas de extinção, o que torna o lugar uma grande reserva biológica para preservação ambiental”.
Conheça Tapiraí e suas belezas naturais. Saiba onde se hospedar, o que fazer e onde comer pelo site da Prefeitura www.tapirai.sp.gov.br/portal/turismo e também nos destaques do instagram @tapiraiprefeitura.

Crédito das fotos: Ambientale