01 NOV 2023
Conferência Municipal de Cultura reúne 50 pessoas na Casa Osawa
Aconteceu no dia 18 de outubro a Conferência Municipal da Cultura com o tema “Democracia e Direito à Cultura” e “O Saber e o Fazer da Cultura na cidade de Tapiraí”. Estavam reunidas 50 pessoas, entre elas membros da Banda Marcial de Tapiraí, representantes do grupo de Pessoas com Deficiência (PCD), representantes dos violeiros da cidade, da Casa do Artesão, presidente e membros do Conselho Municipal de Cultura e autoridades. O evento aconteceu na Casa Rikio Osawa – Memorial de Tapiraí, das 14h às 17h.
A Conferência é o momento em que as partes envolvidas discutem sobre projeções e perspectivas no âmbito da cultura na cidade. Foi a primeira vez que aconteceu em Tapiraí e se tornou um marco muito positivo.
 Os eixos discutidos na Conferência foram: Institucionalização, marcos legais e sistema nacional de cultura; Democratização do acesso à cultura e participação social; Identidade, patrimônio e memória; Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural, Economia Criativa, trabalho, renda e sustentabilidade e, por último, Direito às artes e linguagens digitais. Os temas dos eixos são propostos de forma nacional e após as discussões são obtidas propostas para serem enviadas em âmbito estadual e federal.
No final, dois delegados municipais, sendo um representante da sociedade civil e um do poder público, foram eleitos para representar Tapiraí na Conferência Nacional, que acontecerá em dezembro deste ano.