12 JUN 2020
Nota Oficial sobre exames realizados no Laboratório Labare

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que todos os exames realizados no Laboratório instalado nas dependências do Pronto Atendimento da Santa Casa (Exames laboratoriais e de Ultrassonografia) são pagos pelo Município com recursos provenientes do SUS, portanto, é assegurado a qualquer munícipe que seja atendido na Rede Municipal de Saúde, o direito a realização de exames ou qualquer outro serviço de saúde ofertado pelo município, conforme a Constituição Federal e o SUS, estabelecendo como princípio fundamental a universalidade da saúde como um direito de cidadania, cabendo ao Estado assegurar este direito, de que todos os cidadãos possam ter acesso gratuito à saúde, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais, sem qualquer tipo de discriminação.

A realização de exames laboratoriais em Tapiraí sempre foi realizada para todos os pacientes da rede municipal de saúde. A partir de 2019 houve uma melhora no atendimento, com a instalação de um laboratório na cidade.

Os exames de Ultrassonografia passaram a ser ofertados pelo Laboratório recentemente, e todos os pedidos médicos de urgência para US (Ultrassonografia) que as Unidades de Referência não dispõem de vagas em curto prazo, passaram a ser realizadas no município.

A Secretaria Municipal de Saúde não tem medido esforços para atender a todos de acordo com a complexidade de cada situação, sem distinção social. Assim, todos os exames laboratoriais requisitados pelos médicos da Rede Municipal que são realizados no Laboratório Labare, vêm sendo pagos pelo Município, e todos os exames de Ultrassonografia com pedido médico de urgência/prioridade requisitados à Secretaria, também estão sendo realizados na mesma conformidade.